Sintomas e Tratamento para bico de papagaio
Os bicos de papagaio, como popularmente são conhecidos os osteófitos que surgem nas vértebras da coluna, causam intensa dor nas costas e formigamento, que pode surgir nos braços ou nas pernas.
A doença, cientificamente definida por osteofitose, é chamada de bico de papagaio porque quando se faz uma radiografia da coluna elas apresentam a forma de gancho que é semelhante ao bico dessa ave. A osteofitose vai piorando com o passar dos anos e não tem cura, porém existem tratamentos que pode incluir analgésicos e fisioterapia para aliviar a dor.
Principais sintomas
Alguns dos sintomas que podem indicar a presença de ‘bicos de papagaio’ incluem:
- Dor forte localizada nas costas ou que irradia até à coxa, principalmente quando se movimenta;
- Sensação de formigamento nas pernas quando se desenvolve na região lombar ou nos braços caso se localize na cervical;
- Diminuição da força muscular.
Estes sintomas são comuns a outras doenças osteoarticulares principalmente da coluna e para confirmar o diagnóstico é fundamental ir ao ortopedista para realizar um raio X da coluna ou ressonância magnética.
Através destes exames de imagem o médico detecta o desgaste do disco intervertebral, aproximação entre as vértebras e a formação de proeminências na região lateral das vértebras semelhante ao bico de papagaio.
Como é o Tratamento
Para aliviar a dor e desconforto que este problema causa o médico pode recomendar o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, como Diclofenaco. No entanto, deve-se manter uma postura correta para evitar o agravamento da doença e, em alguns casos, também pode ser necessário fazer fisioterapia pelo menos 4 vezes por semana para melhorar a postura e diminuir a dor.
Em casos mais graves, pode ser necessário fazer uma cirurgia para corrigir o desalinhamento da coluna.
Como se formam
Devido ao envelhecimento e as más posturas ao longo dos anos acontecem desgastes no disco intervertebral que fazem as vértebras se aproximarem muito, levando a formação de novas estruturas ósseas que se forma nas bordas das vértebras. Estas novas estruturas são cientificamente chamadas osteófitos e são uma forma do corpo tentar se defender.
Normalmente, os bico de papagaio resultam de má posturas ao longo de vários anos. Porém, também podem surgir devido a problemas como hérnias, artrose, escoliose, doenças autoimunes, como espondilite anquilosante e artrite reumatoide, por exemplo.
Este problema é mais comum partir dos 45 anos devido ao desgaste dos discos da coluna vertebral que ocorre com o envelhecimento. Além disso, é mais frequente quando se tem excesso de peso, não se pratica atividade física nem nunca praticou e já se sofreu traumas na coluna ou se tem uma doença reumática.
Como evitar
Para evitar a formação de é importante ter alguns cuidados, como:
- Manter uma postura correta ao sentar, andar e dormir;
- Evitar pegar em cargas elevadas;
- Ter um peso adequado e, se necessário emagrecer;
- Praticar atividade física regulamente, principalmente exercícios com pouco impacto como hidroginástica, Pilates ou andar de bicicleta.
Assim, para quem já tem bico de papagaio na coluna, a melhor dica é cuidar para que não piore e fazer fisioterapia para diminuir as dores nas costas.
Fonte: Tua Saúde
Em caso de dúvidas, entre em contato com um dos especialistas do Espaço Ortopedia ou agende sua consulta pelo e-mail clinica@espacoortopedia.com.br