mat_diadamulher

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é uma boa oportunidade para lembrar da prevenção a uma doença muito comum no público feminino, principalmente após a menopausa: a osteoporose. A enfermidade é caracterizada pela fragilidade dos ossos e, com isso, um maior risco de fraturas.

“Nós fazemos questão de sempre lembrar às nossas pacientes que a osteoporose é uma doença silenciosa. Muitas vezes, o primeiro sinal já pode ser uma fratura de fêmur, punho ou úmero, por exemplo”, alerta Dr. Ronaldo Novais Jr., diretor clinico do Espaço Ortopedia. Segundo ele, o diagnóstico é feito pelo exame de densitometria óssea e, quando constatado, o tratamento consiste em mudanças no estilo de vida e alimentação, além de medicações baseadas em inibir a reabsorção óssea e aumentar a ingestão e absorção de cálcio no organismo.

“As mulheres devem prevenir o desgaste dos ossos desde cedo, por meio de hábitos como alimentação rica, atividade física e exposição diária ao sol da manhã”, revela Novais.

O Dr. Ronaldo Novais Jr. lista três dicas fundamentais para ficar longe da osteoporose:
1- Tome sol diariamente, mas evite o sol das 10 às 16h;
2- Pratique esportes regularmente;
3- Tenha atenção com hábitos alimentares agregando ingredientes ricos em cálcio, como leite e derivados.