É muito comum haver confusão entre dor lombar e dor na articulação sacroilíaca. Embora próximas, essas duas patologias precisam de tratamentos diferentes, e por isso é importante distingui-las entre si.
A coluna lombar é feita de 5 vértebras. Logo abaixo delas há o osso sacro, que se articula com o ilíaco (osso da bacia), formando assim a articulação sacroilíaca. Enquanto a dor lombar normalmente atinge a porção bem central das costas ou gera um desconforto em faixa, a dor na sacroilíaca é um ponto lateral, abaixo da lombar, já quase na região glútea.
Problemas da lombar costumam provocar incômodos constantes que deixam a região com sensação “pesada”. Já questões na sacroilíaca geram uma dor em pontada em movimentos específicos. Patologias na coluna lombar podem gerar dor irradiada para a perna, que aparece como formigamento ou queimação. Nas sacroileítes (inflamação na articulação sacroilíaca), a dor pode caminhar para a frente do corpo, chegando até a virilha.
O foco no tratamento das dores lombar frequentemente é o fortalecimento dos músculos do abdômen. Já para a sacroilíaca exercícios para os glúteos tendem a dar melhores resultados.
O diagnóstico entre problemas lombares ou na articulação entre sacro e ilíaco deve ser feito por um ortopedista.
Fonte: Eu Atleta – Globo Esporte
Em caso de dúvidas, entre em contato com um dos especialistas do Espaço Ortopedia ou agende sua consulta pelo e-mail clinica@espacoortopedia.com.br