1. Glicosamina e Condroitina tem o poder de regenerar a cartilagem

Últimos estudos sérios realizados por pesquisadores sem nenhum vinculo com a indústria farmacêutica publicados nos últimos 0 ano e com nível 1 de evidencia mostram que o efeito deste medicamento é igual ao placebo, além de estar relacionado ao aumento de peso e predisposição à diabetes.

2. Quem tem condromalácia patelar não pode realizar exercícios de agachamento

Pelo contrário! Exercícios bem executados e bem orientados fortalecem a musculatura e aumentam a secreção de interleucinas antiinflamatórias intra-articulares, reduzindo o ritmo de degradação cartilaginosa. Imprescindível que haja comunicação interdisciplinar entre o medico, fisioterapeuta e educador físico para que a prescrição dos exercícios seja apropriada para o individuo, respeitando as angulações de proteção, com o numero de repetições, carga e método e progressão adequados. O mais importante a se ter em mente sempre é a qualidade da execução do exercício!

3. Jamais se deve operar pacientes com condromalacia

Apesar da imensa maioria dos pacientes melhorarem de maneira não cirurgia, existem casos bem definidos pela literatura onde a cirurgia é indicada. Geralmente são os casos onde a doença também esta ligada à chamada hiper-pressão patelar lateral, condição na qual os indivíduos possuem mal alinhamento entre a patela e o fêmur , levando ao atrito excessivo na região externa do joelho. A técnica consagrada para estes casos é conhecida como “release lateral.

4. Quem tem condromalacia não pode praticar corrida de rua

Sendo bem reabilitados, com controle de peso e fortalecimento correto, portadores da condromalacia podem sim retornar à corrida de rua, obviamente passando por um período de transição entre reabilitação e o esporte, sempre assistido por um medico do esporte e sua equipe.

5. A infiltração com acido hialurônico é contra-indicada para quem tem condromalacia

A infiltração do joelho com acido hialurônico é contra-indicada em estágios iniciais da doença, mas diversos estudos publicados recentemente comprovaram a eficácia do acido hialuronico, em especial os de médio peso molecular em estágios moderados mais avançados, tanto no controle da reação inflamatória da lesão cartilaginosa, quanto no controle da dor, facilitando o fortalecimento muscular e retorno ao esporte.

Fonte: Eu Atleta – Globo Esporte
Em caso de dúvidas, entre em contato com um dos especialistas do Espaço Ortopedia ou agende sua consulta pelo e-mail clinica@espacoortopedia.com.br