Joelho “torto”

Quando o peso do corpo está em cima do pé, um músculo chamado glúteo médio, que fica na lateral do quadril, é responsável por manter a coxa alinhada. Caso ele esteja fraco, ou não esteja trabalhando direito por algum motivo, o joelho cairá para dentro, permitindo assim que o valgo aconteça. Joelhos que caem para dentro durante a caminhada, corrida ou ao subir e descer escadas recebem o nome de joelhos valgos. Eles fazem um movimento em X, como se fossem encostar um no outro, e estão relacionados ao aparecimento de algumas lesões.

Esse desalinhamento está relacionado com dores no joelho e duas patologias muito comum em corredores: a síndrome fêmoro-patelar, que acomete a região anterior da articulação, e a síndrome da banda iliotibial, problema que gera dor na lateral externa do joelho.

O valgo é mais frequente em mulheres, devido a diferenças anatômicas entre os gêneros. A bacia feminina é mais larga, o que favorece essa queda do fêmur, osso da coxa, para dentro. O tratamento para o valgo dinâmico e lesões associadas começa com fortalecimento muscular, caso seja detectado déficit de real de força. Muitas vezes o músculo já está forte, porém não trabalha corretamente durante os movimentos do dia a dia e no esporte. Nesse caso, exercícios educativos são mais indicados, nos quais o corpo seja desafiado a manter o alinhamento do joelho.

É importante ressaltar que, mesmo após o tratamento, é possível que visualmente os joelhos ainda “caiam” para dentro. Existe uma melhora, mas é comum algo ainda permanecer. Por isso, o principal parâmetro de melhora é a dor, nas atividades cotidianas e na prática de esportes.

Fonte: Eu Atleta – Saúde

Em caso de dúvidas, entre em contato com um dos especialistas do Espaço Ortopedia ou agende sua consulta pelo e-mail clinica@espacoortopedia.com.br