O que é a artroscopia do ombro e quais os riscos desta cirurgia
A artroscopia do ombro é um pequeno procedimento cirúrgico no qual o ortopedista faz um pequeno corte na pele do ombro e insere um tubo fino com uma câmera na ponta para observar as estruturas da articulação, como os ossos, tendões e ligamentos, por exemplo.
Normalmente, a artroscopia é usada em casos de dor crônica no ombro que não melhora com o uso de remédios e fisioterapia. Dessa forma, o médico consegue observar o interior do ombro para avaliar se existe algum problema e fazer o tratamento logo de seguida. Alguns dos tratamentos mais realizados através de artroscopia são:
- Reparação de ligamentos;
- Remoção de tecido inflamado;
- Remoção de cartilagem solta;
- Reparação do manguito rotador.
Porém, se o problema for mais grave, como uma fratura ou rompimento completo dos ligamentos, pode ser necessário marcar uma cirurgia tradicional, servindo a artroscopia apenas para diagnosticar o problema.
Como é a recuperação da artroscopia
O tempo de recuperação da artroscopia do ombro é bastante mais rápido que o da cirurgia tradicional, sendo de aproximadamente 1 a 2 meses. Além disso, este tipo de procedimento tem uma maior vantagem em relação à cicatrização, por não haver cortes extensos, o que torna as cicatrizes minúsculas.
Alguns dos cuidados mais importante durante a recuperação incluem:
- Usar a imobilização de braço recomendada pelo médico por 1 a 4 semanas;
- Não fazer esforço com o braço do lado operado;
- Tomar os medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo médico;
- Dormir com a cabeceira da cama levantada, para evitar esticar os tendões e causar mais desconforto;
- Aplicar gelo sobre o ombro durante a 1ª semana, para diminuir o inchaço.
Além disso, é ainda muito importante começar a fisioterapia 2 ou 3 semanas após a artroscopia para recuperar todo o movimento e amplitude da articulação.
Possíveis riscos da artroscopia do ombro
Este é um procedimento cirúrgico muito seguro, no entanto, como qualquer outra cirurgia tem um baixo risco de infecção, sangramentos ou surgimento de lesões nos vasos sanguíneos ou nervos.
Para diminuir as chances destas complicações, deve-se selecionar uma clínica certificada com um ortopedista de confiança.
Fonte: Tua Saúde
Em caso de dúvidas, entre em contato com um dos especialistas do Espaço Ortopedia ou agende sua consulta pelo e-mail clinica@espacoortopedia.com.br