colo_femurVocê conhece ou já ouviu falar de algum idoso que tenha fraturado o colo do fêmur? Com o avanço da idade, todo o cuidado é pouco para evitar quedas e fraturas, principalmente no fêmur, o osso da coxa que faz parte de duas articulações fundamentais no corpo: a do quadril, onde se articula com o acetábulo, e a do joelho, com a tíbia.

Segundo o Dr. Leonardo Albernaz, diretor clínico do Espaço Ortopedia e especializado em cirurgia do quadril, a fratura do colo do fêmur é muito comum em idosos, provocada por quedas, e em jovens, devido a acidentes automobilísticos de alta energia. “Após um acidente, quando o paciente apresenta muita dor, impotência funcional, encurtamento e rotação externa do membro acometido no exame físico, é preciso fazer o exame de imagem para diagnóstico, como radiografia tomografia ou ressonância”, explica.

Se o quadro for confirmado, o tratamento leva em consideração alguns fatores como idade do paciente, o tipo de desvio da fraturas e se existe fratura associada ou não. “O cuidado é sempre cirúrgico , variando de osteossíntese com parafusos canulados até artroplastia total de quadril”, alerta Albernaz. A fratura do colo do fêmur pode ser mortal em idosos, embora esse índice esteja diminuindo com o avanço das técnicas cirúrgicas.

Quer evitar fraturas no colo do fêmur? Cuidados simples que podem evitar grandes complicações! O Espaço Ortopedia dá três dicas fundamentais para você:

– Seja prudente no trânsito, principalmente o jovem;

– Tome cuidados clássicos para evitar a osteoporose (veja link para saber mais), como atividade física, boa alimentação e sol diário (antes das 9h ou depois das 16h);

– Redobre a atenção dentro de casa para evitar quedas: retire tapetes, evite ingestão de líquido antes de dormir e deixe uma luz sempre acesa à noite, caso precise ir ao banheiro ou cozinha.

Ainda tem dúvidas sobre fraturas? Entre em contato com um dos especialistas do Espaço Ortopedia ou agende sua consulta pelo e-mail clinica@espacoortopedia.com.br