Sabe aquele desvio no dedão do pé? Conhecido como joanete, essa deformidade pode causar dor na parte interna do pé e ocorre principalmente devido a fatores hereditários. O tipo de calçado usado também tem pode influenciar no seu aparecimento.
O Dr. Leandro Miranda, diretor clínico do Espaço Ortopedia e especializado em Cirurgia do Pé e Tornozelo, explica que o diagnóstico é baseado nos achados clínicos durante exame físico. “Nota-se a deformidade do grande dedo e a proeminência medial, tecnicamente conhecida como bunion, mas popularmente chamada de joanete. O tratamento é, basicamente, a mudança nos tipos de calçado visando o alívio da dor”. Segundo ele, a correção completa da deformidade se dá apenas por meio da cirurgia.
Quando o joanete não é tratado, as dores podem pioras, dificultando ainda mais o uso de calçados fechados e até levando à deformidade dos dedos menores.
Por isso, para quem não tem joanete, é bom se prevenir. Escolha corretamente os calçados, evitando bico fino ou muito justo na frente. Já para quem tem a deformidade, o Espaço Ortopedia lista três dicas fundamentais:
– Evite calçados que apertem os dedos;
– Observe se a deformidade está aumentando;
– Procure um especialista.
Ainda tem dúvidas? Entre em contato com um dos especialistas do Espaço Ortopedia pelo e-mail clinica@espacoortopedia.com.br