Você sabia que, com o envelhecimento da população, a artrose no joelho tem se tornado cada vez mais comum? E essa preocupação é ainda maior quando falamos das mulheres, pois elas têm o dobro de chance de ter a doença, segundo especialistas em saúde. A artrose é uma doença nas articulações devido ao desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, o que causa a dor e ainda pode levar a deformidades.
Por isso, é importante ficar atento a alguns sinais que podem indicar a artrose. A dor no joelho é, geralmente, o primeiro sintoma, podendo aumentar com o tempo e ficar mais forte com a atividade física (subida e descida de escadas, movimentos repetitivos) ou peso do paciente. O joelho inchado, a perda progressiva do movimento e deformidade do membro inferior são alguns sintomas com o agravamento da doença.
As articulações mais afetadas pela doença são aquelas que suportam o peso, os joelhos, quadris e a coluna vertebral. Mas, para o diagnóstico, é importante que o paciente procure um ortopedista. Em caso de confirmação do quadro, o profissional deve orientar ao tratamento com fisioterapia visando aliviar os sintomas específicos de cada paciente, e evitar o desenvolvimento da doença, já que não existe cura para a artrose. A cirurgia de prótese no joelho é indicada em casos avançados.
Mas você pode ter alguns cuidados para evitar a artrose. Confira:
1- Adote hábitos saudáveis, tais como, vigiar o peso, fazer uma dieta variada e equilibrada, mudar de postura com freqüência;
2- Evite movimentos muito repetitivos nas articulações, principalmente no joelo;
3- Evite posturas que sobrecarreguem as articulações;
4- Pratique exercícios suaves, tais como, caminhada, natação e pedalada.
Você ainda tem dúvidas? Se precisar, entre em contato com um dos especialistas do Espaço Ortopedia ou agende sua consulta pelo e-mail clinica@espacoortopedia.com.br