Dor no quadril? Saiba o que é lesão labral, sintomas e tratamento
A lesão da cartilagem também conhecida como ruptura labral ou labial do quadril envolve o anel de cartilagem (lábio) que segue a borda externa da articulação do quadril. Além de amortecer a articulação e ajudar na mobilidade, o lábio atua como uma vedação de borracha para ajudar a segurar a parte superior do fêmur com segurança no encaixe do quadril. Os atletas que participam de esportes como corrida, futebol, vôlei, basquete e balé têm maior risco de desenvolver rupturas labiais no quadril. Anormalidades estruturais e posturais, principalmente no período gestacional, do quadril também podem causar essa ruptura, além de erros biomecânicos.
Sintomas
Muitas rupturas labrais do quadril não causam sinais ou sintomas. Algumas pessoas, no entanto, têm um ou mais dos seguintes:
- Dor no quadril ou virilha, muitas vezes agravada por longos períodos em pé, sentado ou caminhando;
- Sensação de travamento ou clique na articulação do quadril;
- Rigidez ou amplitude limitada de movimento na articulação do quadril;
- Estalos seguidos de dor;
- Queda de performance devido à dor no quadril (mancar).
Causas
As causas de uma ruptura labral do quadril podem ser:
- Trauma: a lesão ou luxação da articulação do quadril – que pode ocorrer durante acidentes de carro ou durante a prática de esportes de contato, como futebol ou handebol.
- Anormalidades estruturais: algumas pessoas nascem com problemas no quadril que podem acelerar o desgaste da articulação e, eventualmente, causar uma ruptura labial do quadril.
- Movimentos repetitivos: atividades relacionadas a esportes e outras atividades físicas – incluindo corrida de longa distância e movimentos repentinos de torção ou pivô comuns no golfe ou tênis – podem levar ao desgaste das articulações, o que acaba resultando em uma ruptura labial do quadril.
Complicações
Uma ruptura labial do quadril pode aumentar a probabilidade de você desenvolver osteoartrite nessa articulação no futuro, caso não seja tratada.
Prevenção
Se os esportes que você pratica colocam muita tensão nos quadris, condicione os músculos ao redor com exercícios de força e flexibilidade.
Existem alguns tratamentos biológicos experimentais e aplicação intra-articular para ajudar a melhorar a lubrificação, além de bloqueios analgésicos
Todos devem ser seguidos de fortalecimento e correção funcional.
Diagnóstico
Seu médico fará um histórico de seu desconforto. Durante o exame físico, o médico moverá sua perna, especialmente a articulação do quadril, em várias posições para verificar se há dor e avaliar a amplitude de movimento do quadril. Também será observado você andar ou correr.
Exames complementares
Uma ruptura labral do quadril raramente ocorre de forma isolada. Na maioria dos casos, outras estruturas na articulação do quadril também apresentam lesões. Os raios-X são excelentes para visualizar o osso. Eles podem verificar se há fraturas e anormalidades estruturais.
O médico pode pedir outros exames para auxiliar o diagnóstico, uma vez que a cartilagem é melhor visualizada em exames de partes moles.
Tratamento
O tratamento depende da gravidade dos seus sintomas. Algumas pessoas se recuperam com tratamentos conservadores em poucas semanas; outros precisam de cirurgia artroscópica para reparar ou remover a parte rasgada do lábio.
Remédios
Os anti-inflamatórios não esteroides podem aliviar a dor e reduzir a inflamação. A dor também pode ser controlada temporariamente com uma injeção na articulação.
Terapia
Um fisioterapeuta especializado pode lhe ensinar exercícios para maximizar a amplitude de movimento do quadril e dar mais força e estabilidade ao quadril e ao core. Os terapeutas também podem ensiná-lo a evitar movimentos que sobrecarreguem a articulação do quadril.
Cirurgia e outros procedimentos
Se os tratamentos conservadores não aliviarem seus sintomas, seu médico pode recomendar cirurgia artroscópica – na qual uma câmera de fibra óptica e instrumentos cirúrgicos são inseridos por meio de pequenas incisões na pele.
Dependendo da causa e da extensão da lesão, o cirurgião pode remover o pedaço rasgado do lábio ou reparar o tecido, costurando-o novamente.
O retorno aos esportes pode levar de semanas a meses.
Fonte: Eu Atleta – globo.com
Em caso de dúvidas, entre em contato com um dos especialistas do Espaço Ortopedia ou agende sua consulta pelo e-mail clinica@espacoortopedia.com.br