herniaDor na coluna? Você certamente conhece alguém que já sofreu com essa enfermidade, pois, segundo estudos, cerca de 80% das pessoas se queixarão de lombalgia em algum momento da sua vida, sendo um dos principais motivos de afastamento do trabalho. Uma das causas pode ser a hérnia de disco.

De acordo com o Dr. Marcos Goiabeira, diretor clínico do Espaço Ortopedia e especializado Ortopedia e Traumatologia, o disco intervertebral é uma estrutura fibrocartilaginosa onde há um líquido gelatinoso no seu centro, que fica entre as vértebras da coluna vertebral. “Se houver uma grande lesão no anel fibroso que mantém o núcleo, o líquido contido no núcleo pode sair, reduzindo tanto o volume quanto o tamanho do disco, causando a chamada hérnia de disco”, alerta.

A hérnia de disco prevalece em 2 a 3% na população mundial e, apesar de acontecer em todas as faixas etárias, é mais comum entre os 35 e 40 anos, sendo 4,8% nos homens e 2% nas mulheres. Além disso, no Brasil ela é a segunda principal causa de aposentadoria precoce perdendo apenas para doenças cardiovasculares. “O exame de imagem ideal para o diagnóstico é a ressonância magnética. Devido às inúmeras possibilidades de apresentação de formas agudas ou crônicas, deve-se estar atento a formas e estar preparado para fazer um apurado diagnóstico diferencial.”, explica Goiabeira.

O tratamento é, inicialmente, feito por meio de analgésicos associados à fisioterapia de apoio, principalmente com alongamento, relaxamento muscular e reprogramação postural. Mais de 95% dos pacientes respondem de maneira satisfatória ao tratamento conservador. Porém, se o paciente evoluir com déficit neurológico ou falência no tratamento conservador, pode ser cogitado o procedimento cirúrgico.

Para evitar a hérnia de disco, o Dr. Marcos Goiabeira, do Espaço Ortopedia, listou algumas dicas para você:

– Alongue-se sempre

– Cuidado com a sua postura

– Evite cargas muito pesadas no seu dia a dia

– Pratique exercícios físicos com auxílio profissional

– Cuidado com o seu peso

– Evite a automedicação

Lembrando que, caso tenha qualquer sintoma, é importante procurar o seu médico. Em caso de dúvidas, entre em contato com um dos especialistas do Espaço Ortopedia ou agende sua consulta pelo e-mail clinica@espacoortopedia.com.br