dor_nas_costasSabe quando você faz mil coisas ao mesmo tempo, seja em casa ou no trabalho, e chega aquele momento que você não aguenta mais o ritmo? Então, muitas pessoas podem sofrer calados, mas não é raro o corpo dar sinais para desacelerar. Isso porque, de acordo com especialistas, o estresse é uma das causas das dores nas costas, entre outras complicações.

A dor nas costas não tem um gênero ou idade, sendo um problema muito comum em pessoas em qualquer fase da vida. É o que aponta o ortopedista Dr. Leonardo Albernaz, diretor clínico do Espaço Ortopedia. ”Dores nas costas é a principal queixa dos pacientes, sendo a região lombar a mais comum, seguida pela cervical. Além do estresse, outra causa que identificamos frequentemente é a má postura, seja no trabalho, na atividade física ou até mesmo no repouso”, alerta o especialista.

Segundo ele, para o diagnóstico e tratamento, é importante descartar causas clínicas como as renais, por exemplo, pois existem patologias que são responsáveis pelas dores crônicas, entre elas a hérnia de disco, espondilólise e a escoliose. “Para diferenciar a causa e a gravidade, recomendamos fortemente uma avaliação médica, pois o cuidado certamente vai variar de acordo com a patologia de base, podendo incluir desde o tratamento farmacológico até o cirúrgico”, explica Albernaz.

Confira três dicas para prevenir o estresse e as dores nas costas:

1- Faça exercícios. Pilates, yoga e até exercícios aeróbicos reúnem movimentos que aumentam a flexibilidade e a força, além de utilizar respiração para aliviar o estresse, estimulando a sensação de alívio e bem-estar.

2- Faça terapias. Acupuntura e massagens, como o Shiatsu, podem relaxar muscular.

3- Procure o médico. Caso a dor persista, procure o seu médico ortopedista para diagnóstico e melhor tratamento.

Você quer saber mais? Entre em contato com um dos especialistas do Espaço Ortopedia ou agende sua consulta pelo e-mail clinica@espacoortopedia.com.br