dor_no_pe

Saiba por que a canelite é uma das lesões mais chatas da corrida

Essa reação de estresse na parte interna da canela costuma demorar para sarar completamente e é bastante intensa, impedindo o atleta de treinar por um tempo

A síndrome do estresse tibial medial, conhecida como canelite, é na minha opinião uma das lesões mais chatas da corrida. Essa reação de estresse na parte interna da canela costuma demorar para sarar completamente e é bastante intensa, impedindo o corredor de treinar por um tempo geralmente maior do que outras lesões da corrida.

As últimas revisões de literatura científica sobre esse tema mostraram que mais de cem fatores aparecem como sendo relacionados à canelite, mas somente cinco deles realmente parecem ter maior relevância e importância para a patologia. Ou seja, há muitas tentativas de encontrar a causa desse problema, mas a verdade é que ainda existem muitas dúvidas.

O primeiro desses cinco fatores é um alto índice de massa corpórea, que tem como explicação um choque excessivo na tíbia a cada pisada. Mas isso não impede uma pessoa acima do peso de começar a correr. Basta ir aumentando o volume de forma bastante gradativa, para que o osso vá “se acostumando” com a quantidade de impacto.

Um segundo ponto relacionado à canelite é o arco do pé rebaixado. Isso porque o arco ajuda nos mecanismos de absorção de impacto, e sem ele, a tíbia recebe mais choque a cada passada. Lesões prévias também se mostram como um dos fatores de risco para o estresse tíbial medial. Um corredor que já sofreu lesões, infelizmente, está mais sujeito a se machucar novamente.

Os últimos dois pontos são observados em corredores com canelite, mas não há explicações muito coerentes a respeito. São eles: aumento da amplitude do movimento de extensão do tornozelo e rotação externa de quadril. O tratamento dessa lesão envolve principalmente cuidados com a absorção de impacto durante a corrida e manejo da dor e inflamação.

Fonte: Globo Esporte – Saúde

Em caso de dúvidas, entre em contato com um dos especialistas do Espaço Ortopedia ou agende sua consulta pelo e-mail clinica@espacoortopedia.com.br