torcicolo2Sabe quando você acorda com dores intensas no pescoço? O incômodo pode ser o chamado torcicolo, problema muito comum nas pessoas devido a um trauma, que pode ser causado por um movimento súbito, má postura ou até mesmo surgir sem nenhuma causa aparente.

Segundo o Dr. Marcos Goiabeira, diretor clínico do Espaço Ortopedia e especializado Ortopedia e Traumatologia, o torcicolo comum é uma contração involuntária dos músculos do pescoço provocada por má postura. “Pode acontecer ao dormir ou ao utilizar o computador, por exemplo, causando dor no lado do pescoço e dificuldade para mexer a cabeça. Mas existe ainda o torcicolo congênito, doença rara, quando o bebê já nasce com uma fibrose na musculatura do pescoço, que o deixa inclinado. O tratamento deve começar logo nos primeiros dias de vida”, alerta.

De acordo com o especialista, o risco é maior em pessoas entre 30 e 60 anos. “Os principais sintomas de um torcicolo são a limitação dos movimentos de cabeça, dor e tremor de cabeça, dor no pescoço, ombro mais alto de um lado do corpo, e até mesmo rigidez e inchaço dos músculos do pescoço. O diagnóstico é principalmente realizado através de uma boa anamnese e exame físico”, explica Goiabeira.

Para quem já diagnosticou o torcicolo, o principal tratamento se dá por meio do relaxamento dos músculos do pescoço, que envolvem medicamentos, fisioterapia, exercícios de alongamento, além de compressas mornas, massagem e relaxante muscular oral.

O Dr. Marcos Goiabeira listou 7 dicas básicas para que você mude sua postura e evite a torcicolo. Confira:
1- Controle o estresse, a ansiedade, o sentimento de insegurança e o sedentarismo praticando atividades físicas pelo menos três vezes por semana.
2- Faça sempre alongamento, inclusive do pescoço, antes das atividades físicas.
3- Adquira e durma em colchões firmes, para não afundar e pressionar o pescoço, e com travesseiros que tenham a altura certa para deixar seu pescoço em uma situação confortável, isto é, nivelado com o ombro.
4- Mantenha a disciplina quanto ao horário de dormir. Durma sempre de lado, com o quadril e os joelhos levemente dobrados, que é a posição correta para a coluna. Evite deitar-se e dormir em sofás usando o apoio lateral para colocar a cabeça. Evite dormir de bruços.
5- Se você trabalha sentado e diante do computador, a cada 45 minutos movimente a cabeça no sentido de rotação e faça flexão e extensão do pescoço A tela do computador deve ficar na altura dos olhos, para evitar má postura do pescoço e tensão na região cervical.
6- Não use o telefone entre os ombros e a orelha. Se tiver de fazer uma ligação mais longa e precisar das mãos para digitar ou escrever, por exemplo, utilize um fone de ouvido.
7- E sempre evite a auto medicação. Procure seu médico caso os sintomas persistam.

Tem dúvidas? Entre em contato com um dos especialistas do Espaço Ortopedia ou agende sua consulta pelo e-mail clinica@espacoortopedia.com.br