bursiteVocê costuma fazer movimentos repetitivos no trabalho ou em casa, tem mais de 45 anos e dores nos ombros? Se a resposta é sim, você é um sério candidato a ter inflamação de uma ou mais bursas, a chamada bursite.

Mas o que é exatamente a bursite? O Dr. Marcos Goiabeira, diretor médico especialista em cirurgia do ombro e cotovelo do Espaço Ortopedia, explica que são dores causadas pela inflamação em pequenas bolsas de conteúdo líquido que agem como amortecedores e lubrificantes entre os tendões e músculos e os ossos. “Apesar de serem mais comuns no ombro, as inflamações também podem afetar outras articulações do corpo”, afirma.

As dores podem ter diversas causas e, entre as principais, estão os esforços repetitivos – principalmente quando a mão precisa trabalhar acima do nível da cabeça – e traumas. Outras causas menos comuns, são doenças inflamatórias sistêmicas, como gota e artrite reumatóide. “A dor e a limitação de movimento são os sintomas mais comuns, que tendem a piorar com o passar do dia, principalmente quando há esforço da articulação”, explica Goiabeira.

Segundo o especialista, a bursite é mais comum em pessoas acima dos 45 anos de idade, devido principalmente ao esforço relacionado ao trabalho. “É muito importante procurar ajuda de um médico, porque a tendência é a piora da dor e da limitação do movimento, podendo levar a uma patologia muito mais complicada e de difícil tratamento, que é a capsulite adesiva ou síndrome do ombro congelado”, alerta.

O Espaço Ortopedia listou algumas dicas importantes para você prevenir a bursite:

– Pratique atividade física regular; se alongue;

– Evite esforço repetitivo, principalmente quando a mão precisa ficar acima da cabeça;

– Se não puder evitar, estabeleça períodos de repouso para a articulação;

– Se mesmo assim seu ombro começar a doer, evite a automedicação e procure seu médico.